História e Missão

O Colégio da Trofa – inicialmente designado como Externato de Nossa Senhora das Dores – , foi fundado em 7 de outubro de 1963.

No ano de 1989, após a celebração dos 25 anos de existência, a instituição foi distinguida pela Câmara Municipal de Santo Tirso com a Medalha de Mérito Cultural.

No ano de 2008, o Externato passou a ser gerido pela equipa do Colégio Ribadouro, no Porto, e passou a designar-se por Colégio da Trofa.

É com enorme satisfação que temos vindo a registar, ao longo das últimas décadas, o contínuo crescimento da nossa comunidade estudantil, que conta já com cerca de 600 alunos.

Encaramos este dado como o mais importante reconhecimento do trabalho até aqui desenvolvido, mas também como o maior incentivo para o continuar num projeto educativo com uma identidade própria e sempre em processo de desenvolvimento, no sentido de preparar os seus alunos para as necessidades que não estagnam no tempo ou espaço.

Assumimos como nosso propósito ensinar para a excelência, a qual pressupõe uma lógica inclusiva, atenta às diferentes identidades nas quais os alunos se revelam. Fazer com que cada um potencialize o que consigo traz é para nós o propósito maior – fazer com que cada um descubra, desenvolva e revele a excelência cuja natureza e trabalho lhe permite cumprir.

Nesse sentido, somos seletivos no que concerne aos agentes educativos, priorizando-se aqueles que evidenciam, para além de uma sólida formação científica, sensibilidade e capacidade para desenvolver relações pedagógicas de qualidade com os alunos e todos os membros das comunidades escolar e educativa.

De facto, a relação pedagógica é uma condição necessária para que a natural vontade de aprender não se desvaneça, a relação colegial, para que uma identidade institucional e cultural se construa em contexto escolar.

Deste modo, a nossa missão, encontra resposta na questão Que Escola Queremos e a escola pretendida é um espaço no qual o aluno cresça enquanto pessoa, se consciencialize enquanto cidadão e descubra o seu EU, preparando-se sob os pontos de vista científico e emocional no sentido de se integrar num mundo que o expecta e depende do seu contributo.